O valor de concentração de ozono ultrapassou esta manhã de domingo o nível de alerta ao público em Burgães, Santo Tirso, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte. Entretanto, o valor já voltou ao normal.
Corpo do artigo
Sendo o valor de referência de informação da população de 180 microgramas por metro cúbico, a estação de Burgães, Santo Tirso, registou 202 microgramas entre as 11 e as 12 horas.
O ozono troposférico é um poluente secundário, o que significa que, ao contrário dos outros poluentes monitorizados na Rede de Qualidade do Ar da Região Norte, não é emitido directamente por nenhuma fonte, resultando da reacção de outros poluentes entre si na atmosfera em presença da radiação solar.
Durante o período de ultrapassagem do limiar de informação à população, as pessoas mais sensíveis (crianças, idosos, asmáticos e indivíduos com problemas respiratórios) devem evitar inalar uma grande quantidade de ar poluído, especialmente durante o período mais quente (durante a tarde).
A CCDR-N aconselha que a actividade física intensa ao ar livre deve ser reduzida ao mínimo, devendo também ser evitados outros factores de risco como o fumo do tabaco e a utilização de produtos irritantes contendo solventes na sua composição, uma vez que estes podem agravar os efeitos da exposição a concentrações elevadas de ozono.