Uma piza com sete metros de diâmetro será distribuída gratuitamente a quem se deslocar ao Jardim das Oliveiras, no Porto, no domingo, a partir das 12 horas. A "Pizza Nicolau Nasoni", confecionada por Antonio Mezzero, serve para assinalar os 250 anos da morte do arquiteto italiano que projetou a Torre dos Clérigos.
Corpo do artigo
Há dez anos, Antonio Mezzero criou uma piza de cinco metros na celebração dos 250 anos da Torre. Este ano, a Irmandade dos Clérigos voltou a desafiar o mestre, mas aumentando o desafio para os sete metros. A apresentação da iniciativa decorreu nesta terça-feira.
A confeção da piza será iniciada no sábado, e inclui 90 quilos de tomate, 30 quilos de manjericão e 130 quilos de queijo mozzarella, que vão representar as cores da bandeira italiana. "Quero fazer cultura e história em Portugal, deixar algo de mim e da minha terra", confessa Antonio Mezzero.
"As primeiras 12 horas são as mais difíceis para criar a moldura", explica o mestre que irá ser acompanhado por mais dez profissionais que ajudarão a montar todos os detalhes da piza, como a colocação do manjericão "folha por folha".
"É uma responsabilidade grande, mas não vou falhar. A piza é o quadro, a moldura é a Torre dos Clérigos e vou fazê-la com muito amor", expressa Antonio Mezzero. "Este desafio virou um sonho, é muito importante para mim", refere.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, assume que o mestre italiano "é portuense de coração" e que esta iniciativa vai "alimentar o tempo livre dos turistas da cidade" e trazer uma "componente importante que é a festa".
António Tavares, diretor-executivo da Irmandade dos Clérigos, relembra: "Em 2013 criámos uma piza com cinco metros e correu muito bem, chamou cerca de quatro mil pessoas."