Experience Center na vila do concelho de Tondela junta, no mesmo edifício, oficinas de restauro e carros históricos que podem ser apreciados e até conduzidos pelos visitantes.
Corpo do artigo
Protótipos de carros criados em Portugal como o Lusito ou o IPA. Um Ford T, um BMW 328, um Bugatti 57 Atalante e um Peugeot dos anos 2000 que foi conduzido pelo campeão nacional de ralis Bruno Magalhães são algumas das "joias" do Experience Center, espaço criado pelo Museu do Caramulo, que abre hoje portas nesta vila de Tondela, na presença do presidente da República.
A valência começou a ser idealizada em 2018 e só agora viu a luz do dia. Localizado a pouco mais de um quilómetro do Museu do Caramulo, o Experience Center foi criado a pensar em todos os amantes dos motores. As centenas de peças que preenchem o edifício, com 2400 metros quadrados, estavam até agora guardadas. Faziam parte das reservas do museu, que tem uma vasta coleção de carros.
Segundo Salvador Patrício Gouveia, da direção da instituição museológica, o novo espaço "surgiu de uma vontade que muitos dos visitantes tinham de conhecer o outro lado do museu".
"Vamos mostrar o resto do nosso espólio de uma forma diferente, mais direta, sem cordas, sempre com visita guiada, em que as pessoas podem ver os automóveis, podemos abrir os capôs, ver os interiores e até dar passeios nos automóveis", explica, frisando que será experimentado um novo conceito de museu em Portugal.
Oficinas abertas
As oficinas, onde são arranjados os carros que compõem a coleção da instituição e de privados, eram um dos espaços que os visitantes mais queriam ver. Até agora, essa zona estava vedada ao público. No Experience Center, os turistas poderão acompanhar de perto o restauro e manutenção destas máquinas históricas. Uma das três naves do edifício é dedicada exclusivamente a este ofício.
Na primeira, podem ser apreciados e tocados cerca de 30 automóveis dos séculos XX e XXI, motorizadas, bicicletas e até uma mota de água. Para "encher o olho" dos amantes dos motores, em vitrinas e nas paredes, encontram-se vários artefactos ligados ao mundo automóvel e das corridas. Bombas de gasolina, capacetes, ferramentas, peças de carros, latas de óleo, taças, fotografias, cartazes promocionais de competições e até sinais luminosos estão espalhados por vários recantos.
O Experience Center possui ainda um centro de documentação e uma loja de produtos para clássicos, entre outros espaços.