Noite agitada por vento forte no Alto Minho: fogo junto a casas e dois bombeiros feridos
A última noite foi agitada na região do Alto Minho, com registo de 16 incêndios, com fogo a rondar casas e dois bombeiros ficaram feridos durante combate às chamas.
Corpo do artigo
Os incidentes ocorreram em Arcos de Valdevez e Paredes de Coura. De acordo com o comandante de Emergência e Proteção Civil do Comando Sub-Regional do Alto Minho, Marco Domingues, em Arcos de Valdevez, houve "habitações que estavam na linha de fogo", mas foram protegidas pelos meios posicionados no terreno.
Um dos operacionais teve de ser transportado para o hospital de Viana do Castelo.
"Não estávamos a contar com tantas ignições e, uma situação em que, com bombeiros no terreno, as ignições continuavam a surgir", comentou Marco Domingues, referindo que os incêndios acabaram por "ser resolvidos, alguns com a ajuda da chuva".
Quanto a ocorrências relacionados com o mau tempo, referiu que "não há registo de danos de maior monta". Foram registadas "49 entre as 4 horas e as 8 horas da manhã", na sua grande maioria quedas de árvores (40). Houve também seis quedas de estruturas, uma inundação e duas limpezas de via.
A EN203 em Arcos de Valdevez esteve cortada, por volta das 4 horas, devido à queda de uma árvore.
No terreno estiveram 98 veículos e 323 operacionais, "na sua maioria bombeiros, mas também sapadores florestais e elementos do Corpo Nacional de Agentes Florestais.
Registaram-se cinco incêndios em Arcos de Valdevez, quatro em Paredes de Coura, quarto em Ponte da Barca, um em Melgaço, um em Valença e um em Viana do Castelo.