O Museu de Santa Maria de Lamas vai acolher a segunda edição da Noite do Circo que irá decorrer a 15 e 16 de novembro. Um total de 13 artistas de quatro países ocupam vários espaços deste museu conhecido pelo espólio ligado à arte sacra e a cortiça.
Corpo do artigo
Durante os dois dias de programação, 13 artistas de Portugal, França, Suíça e Itália protagonizam oito apresentações de entrada livre, três em estreia absoluta, uma criação Noite do Circo e uma exposição de arte.
De acordo com a organização, “o público é desafiado a seguir um percurso em itinerância, onde os artistas vão coabitar com um notável espólio de arte sacra e cortiça, proporcionando momentos inusitados”.
As salas mais pequenas serão ocupadas com formatos mais intimistas e os espetáculos de maior dimensão tomam conta de espaços mais amplos e emblemáticos.
Com curadoria de João Paulo Santos, artista circense pioneiro na área do circo contemporâneo em Portugal, a Noite do Circo – projeto integrado na rede internacional La Nuit du Cirque – é uma criação do Cineteatro António Lamoso, no âmbito da programação Fora de Portas, que visa fortalecer o posicionamento do novo circo no panorama nacional, descentralizar a oferta cultural e artística no território e estimular a redescoberta do património arquitetónico através de manifestações artísticas diferenciadoras.
A programação abre na sexta-feira, 15 de novembro, às 21.30, com a exposição do Estúdio de Arte, Desenho e Pintura de Santa Maria da Feira, que tem a curadoria do artista plástico Marco Macedo. Segue-se a performance “Statikman”, do galardoado homem-estátua António Santos.
A noite termina com a performance de mastro chinês “Une Partie de Soi”, da companhia francesa Cie O Último Momento, fundada pelo português João Paulo Santos, artista circense sediado em França há mais de duas décadas.
A tarde de sábado, 16 de novembro, será preenchida com espetáculos para famílias, como a performance de malabarismo “BPM” (Beat Per Minute), da companhia francesa POC, agendada para as 16 horas, seguida de um momento de acrobacia e contorcionismo – “Abel”, da Cie Del Caravaggio (Itália, Portugal e França) – marcado para as 18.30.
Ainda antes, às 17.15, inicia-se uma conversa temática centrada no tema “Processo de criação em residência – Novo circo em Portugal”, dirigida a profissionais do setor, mas aberta a todos os interessados.
Conta com a participação de quatro artistas nacionais e internacionais – Jean Marc Broqua (La Grainerie), Bruno Machado (INAC), Rui Paixão (artista independente, com participações na companhia Cirque du Soleil) e Cláudia Berkeley (Teatro da Discália) – e moderação de João Paulo Santos.
Um dos destaques da programação é a estreia da performance de acrobacia e dança Kairós, da companhia luso-francesa FIKA, vencedora da chamada aberta de circo contemporâneo Noite do Circo, lançada pelo Cineteatro António Lamoso, em parceria com o Centro Cultural de Paredes de Coura, agendada para a noite de sábado.
“É importantíssimo o papel de Santa Maria da Feira como espaço de criação e difusão do circo contemporâneo em Portugal, seja através de projetos consolidados como o festival Imaginarius, seja através da open call Noite do Circo e sobretudo da vontade do Município de dar mais corpo a este projeto”, afirma o curador João Paulo Santos.
Todos os momentos da programação da Noite do Circo têm entrada livre, mas o acesso aos espetáculos (mediante lotação) requer a apresentação de bilhetes, disponíveis na Loja Interativa de Turismo de Santa Maria da Feira e BOL. Consulte o programa completo aqui.