Norte lidera mercado com cinco milhões de dormidas: Monção ganha novo hotel de cinco estrelas

António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção
Foto: Rui Manuel Fonseca
Um hotel de cinco estrelas, com 67 quatros, foi inaugurado esta sexta-feira, em Monção, e já está "a contribuir" desde julho para a subida do Turismo do Porto e Norte ao pódio dos destinos com maior procura a nível nacional.
Como convidado do evento de inauguração do The Vinea Collection Hotel, situado em Badim, Luís Pedro Martins, presidente da entidade regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), adiantou que a região é, de acordo com os números de novembro, líder no mercado interno.
António Barbosa, autarca de Monção e presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, enalteceu o investimento naquele concelho "de baixa densidade", aproveitando para anunciar um novo para breve na área industrial. "Hoje abrimos um hotel de cinco estrelas e não estamos em Viana do Castelo, não estamos no Porto, estamos em Monção, e isso deixa-me duplamente satisfeito", declarou, anunciando para breve a inauguração, no concelho, da segunda maior zona empresarial e industrial do país, com 58,6 hectares. "Não é a loucura de um presidente de câmara, que achou que o devia fazer aqui, mas é um investimento privado."
"O país teve 30 milhões de hóspedes em novembro e nós conseguimos passar 7,5 milhões. Isto significa que o país cresceu 2,5%, mas a região cresceu quase 4%. Nas dormidas, o país atingiu 77 milhões e nós estamos em 14 milhões, mais um recorde. Significa que o país cresce 2,1% e nós crescemos 4,5", revelou Luís Pedro Martins, adiantando ainda que a informação no que toca "a dormidas dos residentes" é motivo de "alegria para todos os que trabalham no setor".
"Somos ranking número 1 a nível nacional no mercado interno, cinco milhões de dormidas registadas só na região, o que nos colocou em número à frente de Algarve, Lisboa e Madeira", sublinhou, referindo ainda que o Porto e Norte também está em 3º nas dormidas totais, tendo ultrapassado a "barreira que era difícil passar para o pódio". "Tínhamos sempre Algarve, Lisboa e Madeira à frente. Finalmente passamos essa barreira de forma muito confortável. Consolidamos a terceira posição nas dormidas totais no mercado interno e externo e somos ranking número dois no numero de hóspedes. E aqui também é surpreendente, termos chegado ao ranking número dois no final de 2025", comentou.
Restaurante, bar e spa
O The Vinea Collection Hotel é a terceira unidade do grupo Piamonte Hotels, que possui ainda o Ribeira Collection Hotel em Arcos de Valdevez e o The Log Porto. Trata-se de um projeto concretizado nos últimos cinco anos e que, além do hotel, inclui também produção de vinho com marca própria, com o nome da propriedade onde está inserido, a Quinta da Porteleira.
A unidade hoteleira, que já está a funcionar deste julho de 2025, em regime de "soft opening", num solar do século XVIII, possui restaurante (o Mosto), bar e spa com vista panorâmica sobre os vinhedos e as serras ao redor. Possui também sala de eventos com capacidade para 120 pessoas.
Luis Pedro Martins considerou que esta sexta-feira foi "um dia muito importante para o Turismo do Porto e Norte", indicando que "o objetivo da estratégia de 2025 a 2030 não passa tanto por crescer em número, mas por crescer em qualidade e valor".
O responsável destacou que os turistas espanhóis são lideres do mercado do turismo em Portugal, mas "o segundo mercado da região é de longa distância". "Os Estados Unidos, que em 2019 ocupavam a oitava posição, hoje são o ranking numero dois no Porto e Norte, e número um em alguns destinos, como o é o caso do Douro. Depois também já temos os canadianos a entrar no nosso "top ten", os franceses, os alemães e o Reino Unido, que deu um salto gigantesco", disse, destacando que "um trabalho muito grande de conetividade aérea" tem dado frutos em termos de fluxos turísticos para a região.
"Permite-nos ter hoje a oportunidade de vos anunciar 130 rotas em 2026. Coisas extraordinárias como 17 voos para Istambul com a Turkish Airlines ou então - e esta é a nossa maior vitória para 2026 - a entrada da maior companhia do mundo, a Delta Air Lines, com a ligação direta do Porto e Norte a JFK [Aeroporto Internacional John F. Kennedy]", declarou. "Queremos que 2026 seja, pelo menos, igual a 2025 e trago aqui números que são do INE e comprovam que não estou a dourar a pílula do Porto e Norte."

