Nova aplicação acumula pontos e dá descontos no comércio local de Viana

Apresentação da aplicação "Viana Pocket"
Foto: Ana Peixoto Fernandes
A câmara e associação empresarial do distrito de Viana do Castelo lançaram, esta terça-feira, uma aplicação móvel (app) que acumula corações (pontos), que podem ser trocados por compras no comércio local.
Corpo do artigo
A app "Viana Pocket" começa com a adesão de cerca de metade dos estabelecimentos comerciais da cidade e pretende funcionar num "princípio de economia circular", em que quem compra localmente pode obter descontos e vouchers para utilização na própria loja ou noutras, na restauração e hotelaria, espetáculos e equipamentos públicos, como piscinas, parques de estacionamento, transportes urbanos ou funicular Santa Luzia.
A aplicação está disponível para Android e iOS. Foi criada no âmbito do projeto "Bairro do Coração" de Viana do Castelo, um investimento de 1,2 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que terá a sua conclusão em março de 2026.
"As pessoas podem trocar os seus corações por aquilo que melhor entendem. Isto é uma lógica de economia circular", indicou Ricardo Rego, vereador com o pelouro da Transição Digital e Inovação, referindo que os utilizadores poderão ter acesso "a mais-valias que poderão ser criadas pelo município ou pelos comerciantes no sentido de estabelecer uma lógica de consumo no próprio comércio tradicional". O que, por via da conexão da app está com os sistemas de bilhética do município", pode também abranger entradas em concertos e teatro.
"Num universo de cerca de 130 comerciantes já temos uma adesão de 47%. Isto é uma tarefa que está a ser feita porta a porta, comércio a comércio, em parceria com a associação empresarial, para levar as pessoas a aderirem e depois colocar online", adiantou, comentando que a apresentação da app e da nova identidade gráfica do "Bairro do Coração" constituiu "o primeiro passo da implementação do projeto dos bairros comerciais digitais" em Viana do Castelo.
O bairro digital que tem como símbolo um coração de Viana vermelho, com as ruas e praças do centro histórico desenhadas, contempla rede Wi-Fi e 5G nas zonas comerciais, mupis interativos e montras digitais, um marketplace com lojas locais e consumidores online, e pontos de recolha [smart lockers e sistema click & colect] na interface de transportes e entradas da cidade, O projeto também prevê uma sala de comando e controlo digital, com monitorização de mobilidade e comportamento económico, e ferramentas analíticas aplicadas ao comércio.
O autarca de Viana do Castelo, Luis Nobre, afirmou que a app que tem por lema "a cidade no teu bolso", está pensada para pessoas de dentro e fora do concelho, e vai "escrever uma nova história e a regeneração do centro histórico". "Trabalhou-se para que este projeto se concretize com resultados, disse, destacando a possibilidade de, através do bairro digital, obter "indicadores das dinâmicas dos eventos, dos espaços, dos equipamentos e dos movimentos da cidade".
Manuel Cunha Júnior, presidente da Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC), manifestou a expectativa que a app e o "Bairro do Coração" possam contribuir para "o comércio tradicional dar o salto para a digitalização". E para que este possa "aumentar a sua faturação e os seus clientes, e atingir outros locais até fora do país", nomeadamente, o "mercado da saudade".

