Até ao final do mandato, a Câmara de Odivelas pretende acabar com o regime duplo em todas as escolas do primeiro ciclo. O objectivo já foi atingido na freguesia da Ramada, onde ontem foi inaugurada uma escola para 363 alunos, incluindo jardim-de-infância.
A EB1/JI dos Apréstimos, na Ramada, vai permitir que todas as escolas do agrupamento local passem do horário duplo (uma turma de manhã e outra à tarde na mesma sala) para o regime normal (uma única turma por sala, com aulas de manhã e de tarde).
A diminuição de alunos por escola devido à transferência de estudantes para o novo equipamento possibilita também que todas as escolas da Ramada – uma freguesia de população com cerca de 20 mil habitantes – tenham espaço para três actividades de enriquecimento curricular (AEC): Inglês, Música e Educação Física.
“Neste momento, podemos oferecer a todas as crianças uma escola a tempo inteiro”, disse ontem a directora do Agrupamento de Escolas Vasco Santana, Angélica Lourenço, durante a cerimónia de inauguração da EB1/JI dos Apréstimos.
Com capacidade para 288 alunos do primeiro ciclo, distribuídos por 12 salas, e 75 crianças em três salas de jardim-de-infância, a nova escola resulta de uma parceria público-privada. Ao longo de 25 anos, a Câmara pagará uma mensalidade à empresa que construtora, totalizando um investimento de 6,3 milhões de euros.
Em troca, o privado responsabiliza-se pela conservação do espaço durante esse período, desde intervenções rotineiras como a substituição de vidros ou de aparelhos de ar condicionado até à grande manutenção do equipamento.
A presidente da Câmara de Odivelas, Susana Amador, garante que a parceria público-privada – que causou polémica junto da Oposição – foi a forma encontrada pelo executivo para que a obra pudesse avançar de imediato. “Não tínhamos a liquidez necessária e não queríamos esperar mais dois ou três anos por esta escola nem cinco ou dez pelo pavilhão multiusos”, diz a autarca, explicando ser normal que a obra saia mais cara através de uma parceria público-privada.
