EB de São Romão terá capacidade para 171 crianças do Pré-Escolar e 1.º Ciclo. Estará concluída no final de 2026
Corpo do artigo
A sobrelotação dos estabelecimentos de ensino da zona urbana de Leiria levou o executivo municipal a determinar a construção da Escola Básica (EB) de São Romão, que terá três salas do Pré-Escolar e quatro do 1.º Ciclo, com capacidade para 171 crianças. A explicação é avançada por Anabela Graça, vereadora da Educação. As obras arrancaram no final de junho.
Localizada na Rua da Esperança, em São Romão, junto ao complexo do Clube da Escola de Ténis de Leiria, a nova escola será dotada ainda de uma biblioteca, um espaço polivalente, um campo de jogos, equipamentos infantis e zonas ajardinadas, e vegetação ao longo do gradeamento da escola, informa a autarquia em comunicado.
Com uma área de construção de 1403 m2, a EB será composta por um único piso, para “preservar a vista dos edifícios circundantes”, e o prazo de execução da obra é de 18 meses, pelo que deverá estar a funcionar no final de 2026. O investimento ascende a 3,7 milhões de euros, dos quais perto de dois milhões serão financiados por fundos comunitários.
Questionada pelo JN sobre a zona da cidade onde residem as crianças que irão frequentar o novo espaço, Anabela Graça diz ser prematuro dar essa indicação. “Contudo, a escola está situada na zona de influência do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, sendo que, de acordo com o normal encaminhamento dos processos de matrícula, ‘os alunos devem frequentar o estabelecimento de ensino mais perto da sua área de residência’”.
Aquando da apresentação da EB de São Romão, Gonçalo Lopes, presidente do município, destacou o investimento de 37 milhões de euros no parque escolar do concelho, nos últimos quatro anos, através da edificação de escolas e de obras de manutenção. “O futuro dos mais novos passa pela garantia das condições adequadas para o seu crescimento e aprendizagem num ambiente moderno e inclusivo”, sublinhou.