A nova fábrica da Cabelte - Cabos Elétricos S.A., em Ribeirão, concelho de Famalicão, vai criar 150 postos de trabalho diretos.
Corpo do artigo
O investimento, superior a 143 milhões de euros, acaba de ser reconhecido como Projeto de Interesse Nacional (PIN), um estatuto que distingue iniciativas empresariais de grande relevância para a economia nacional e regional, revelou esta terça-feira fonte municipal.
A fábrica de cabos de média e alta tensão irá ser construída junto ao atual polo industrial da empresa, em Ribeirão. Inclui uma nave com 30 mil m² e seis novas linhas de produção, permitindo um incremento direto de 30 mil toneladas adicionais de capacidade produtiva anual nesta gama de cabos. A empresa espera começar a obra em meados de 2026 para terminar em 2027.
Este investimento, segundo a mesma fonte, reforça o papel de Famalicão "como território para a indústria de alta tecnologia e polo competitivo no setor industrial".
Entre 2021 e 2025, Famalicão captou 641 milhões de euros, promoveu a criação de 1656 postos de trabalho e apoiou a instalação ou expansão de 74 empresas. A maioria dos investimentos corresponde a empresas que decidiram instalar-se no território: sete de origem internacional, responsáveis por 53 milhões de euros e 651 empregos; 54 de origem nacional, com 109 milhões e 786 empregos; e 13 locais, com 480 milhões de euros e 219 novos postos de trabalho.