A Associação de Moradores do Bairro Nogueira da Silva, em Braga, inaugurou esta segunda-feira uma horta comunitária, composta por 16 talhões, que já estão todos ocupados.
Corpo do artigo
Financiado em 10 mil euros, através do programa “Viva o Bairro”, dinamizado pela empresa municipal da área da habitação (BragaHabit), o projeto aproveita a água da chuva para a rega.
“Havia esta lacuna no bairro e, felizmente, conseguimos dar um novo uso a terrenos que estavam desaproveitados. Esses terrenos foram-nos cedidos pela arquidiocese de Braga, o que possibilitou a nossa candidatura”, explicou o presidente da Associação de Moradores, Rui Santos, durante a inauguração da horta comunitária.
A execução contou também com a colaboração da Câmara de Braga, nomeadamente na preparação do terreno e a colocação de dois depósitos de água, que têm uma capacidade total para dois mil litros, a partir dos quais os moradores podem fazer a rega das suas plantações.
“Estes depósitos permitem que esta seja uma horta sustentável, uma vez que as águas da chuva são recolhidas e utilizadas para a rega. Não faz sentido regarmos hortas ou jardins com a água utilizada para nosso consumo”, sublinhou o vereador do Ambiente, Altino Bessa.
Projetar ampliação
Rui Santos adiantou que houve “excelente adesão” por parte dos moradores do bairro, onde residem cerca de 200 famílias. “Os 16 talhões estão ocupados e já temos uma lista de espera por parte de outros moradores. Excedeu as expectativas, não pensávamos que houvesse tanta procura”, admitiu.
Em função disso, e tendo em conta que há ainda mais terreno disponível, a Associação de Moradores do Bairro Nogueira da Silva já projeta um eventual alargamento da horta comunitária. “Vamos tentar fazer outra candidatura para conseguirmos avançar”, vincou Rui Santos.
Esta é a 12.ª horta comunitária existente no concelho de Braga.