A nova igreja de Antas, em Vila Nova de Famalicão, abriu, este domingo, as portas para se mostrar à população. Apesar das obras não estarem ainda concluídas, a comunidade pôde assistir, este domingo, à primeira celebração eucarística no novo templo.
Corpo do artigo
No espaço, que acolherá também o centro pastoral, já foram investidos cerca 1,2 milhões de euros, mas para os trabalhos em falta são necessários "400 a 500 mil euros". O exterior está praticamente concluído, mas no interior falta quase tudo.
om linhas modernas e inovadoras, a nova igreja de Antas foi pensada de acordo com a história da freguesia e o local onde se insere, notou o arquiteto.
"As referências da freguesia estão cá", disse o arquiteto Hugo Correia, salvaguardando que abrir o espaço inacabado é sempre "um risco". "Apresentar a obra em grosso é complicado porque este não é o aspeto final da obra", explicou.
Não obstante, a celebração serviu para que a população apreciasse o que já está concluído. Espera-se que até ao final do ano o templo possa estar pronto.
Segundo o pároco de Antas, Agostinho Alves, foi com "muito esforço" que se conseguiu chegar até ao ponto em que a obra está.
"Era uma necessidade, porque é uma paróquia grande com 8000 a 9000 pessoas e está sempre a aumentar não só em construção mas também em população. Nos últimos anos cresceu cerca de 15%", disse.
"Acho muito bonita. Tenho contribuído como posso e hoje vim à missa de propósito para ver como estava", disse Domingos Graça, de 83 anos, enquanto aguardava o início da eucaristia.
Já Zélia não aprecia as linhas inovadoras e modernas do novo templo. "Eu não gosto, gosto mais da nossa antiga, mas pronto", atirou.
Balbina Brandão não concorda. "Moro em Famalicão, mas faço a minha vida toda em Antas e vim ver como estava a igreja. Gosto muito das linhas modernas até porque temos de chamar os jovens", afirmou.
Têm sido realizadas iniciativas de recolhas de fundos e, segundo o pároco, a comunidade tem respondido positivamente, sendo que já há beneméritos que querem oferecer o altar e outros elementos.