Vila Nova de Gaia e Sintra estão entre os dez municípios com mais terrenos rústicos à venda no país. Limítrofes a Porto e Lisboa, têm terras que podem vir a ser cobiçadas à luz da alteração da Lei dos Solos, causando mais pressão sobre duas áreas já sobrecarregadas.
Corpo do artigo
A alteração à Lei dos Solos vai permitir a construção de habitação em terrenos rurais, que até agora não tinham capacidade construtiva. Castelo Branco, Loulé, Feira, Gaia, Silves e Sintra estão entre os concelhos com mais terrenos rústicos à venda e os preços vão desde os 1500 euros por metro quadrado (m2) em Lisboa (onde parcelas dessa natureza são escassas) a 70 cêntimos em Mértola e Almodôvar.
A amostra da base de dados da Idealista, que reúne mais de 11 mil terrenos rústicos no mercado, faz um retrato da oferta do país, no momento em que o Governo da AD se prepara para mudar a lei. A permissão de construção nos solos rurais, incluída no programa Construir Portugal, tem como objetivo baixar o preço das casas, argumenta o Executivo.