<p>Há quase três anos a fazer jus ao baptismo, a ponte da Quebrada, que une as margens do rio Sanguinhedo na freguesia tirsense de Santa Cristina do Couto, vai, finalmente, ser reconstruída. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que aponta o final do próximo mês de Fevereiro como data para o arranque das obras.</p>
Corpo do artigo
Adjudicada por cerca de 170 mil euros, a construção de uma nova travessia será suportada pelos cofres municipais e deverá estar concluída em finais de Junho deste ano, revelou, ao JN, fonte da autarquia. Os trabalhos de reconstrução passam pela "utilização de elementos pré-fabricados de vigas e lajes que serão apoiadas numa fundação em estacas. Será, assim, possível repor as acessibilidades do local duma forma expedita, mas segura", refere, em comunicado, a edilidade tirsense.
Recorde-se que a ponte rodoviária da Quebrada tinha abatido em Março de 2006, estando vedada ao trânsito automóvel e pedonal desde então. Ainda assim, pilares arruinados, placa abatida e muros derrubados não são obstáculos que demovam os mais destemidos, que contornam a contingência com, pelo menos, alguma dose de fé, atravessando-a.
No entanto, a falta da ligação tem provocado transtornos a quem prefere não arriscar a temeridade, pois dificulta o acesso a pé ao centro da cidade de Santo Tirso, obrigando a uma caminhada maior.
De acordo com a Autarquia, o abatimento da estrutura ficou a dever-se a uma "causa de força maior decorrente das fortes intempéries" ocorridas no Inverno de 2006. Como consequência, a ponte da Quebrada sofreu "danos considerados irreparáveis" que acabariam por impor uma reconstrução de raiz daquela estrutura.