Câmara de Águeda fez obras de meio milhão para dar melhores condições a médicos e doentes.
Corpo do artigo
A Câmara de Águeda inaugurou, este sábado, na presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Lacerda Sales, as novas instalações da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Aguada de Cima. O investimento, suportado pela autarquia, ultrapassa o meio milhão de euros.
A nova unidade fica instalada em edifícios das antigas escolas P3, que são propriedade da autarquia e sofreram uma remodelação profunda ao longo do último ano. A obra permite retirar os profissionais de saúde e os doentes de "instalações que não tinham as condições adequadas" e transferi-los para uma localização "mais central" da freguesia, explicou o presidente da Câmara, Jorge Almeida.
A nova USF "oferece boas condições e muita qualidade. Foi pensada com muito cuidado, para que tudo funcionasse bem", destacou o autarca. Possui sete gabinetes de consulta médica e dois gabinetes de enfermagem, para além de diversos espaços para serviços administrativos e logística, que servem cerca de 11 mil doentes.
Apesar de este tipo de intervenções não ser responsabilidade municipal, a autarquia avançou com as obras, orçadas em 526 mil euros, devido à urgência de melhorar as condições dos serviços de saúde primários e espera conseguir fundos no futuro. O edil, enfermeiro de formação, sente que "há um desinvestimento muito grande, desde há muito tempo". "As áreas de prestação de cuidados de saúde que estão sob a tutela do Estado têm uma falta de investimento muito grande", disse Jorge Almeida, sublinhando que se refere às instalações e condições de trabalho e não à "qualidade dos profissionais" do SNS.
Outras obras
Nos próximos dias, adiantou ainda o autarca, a USF Águeda+ Saúde vai também mudar para instalações novas. Para além disso, destaca Jorge Almeida, "estamos a fazer obras de remodelação no Centro de Saúde de Águeda, na sede. As urgências e a área de meios complementares de diagnóstico do hospital estão em obras, neste caso em parceria com a Administração do hospital. E estamos a ultimar uma nova unidade de saúde em Travassô".