A nova Unidade de Saúde Familiar de Pedras Rubras, na freguesia de Moreira, na Maia, que permitirá alargar a resposta a mais nove mil pessoas, ficará concluída em junho de 2026. A empreitada, que envolve um investimento total na ordem dos 2,5 milhões de euros, está em curso.
Corpo do artigo
O novo equipamento "enquadra-se na estratégia municipal de reforço das infraestruturas de saúde primária, em articulação com a Unidade Local de Saúde S. João, respondendo ao crescimento populacional e à necessidade de melhores condições para utentes e profissionais", sublinha a Câmara da Maia, em comunicado.
De acordo com o projetado, o edifício terá um total de 15 gabinetes médicos, 13 gabinetes de enfermagem, três salas de tratamento e três salas para consultas descentralizadas.
"A futura unidade vai permitir alargar significativamente a capacidade de resposta, acolhendo mais nove mil utentes", reitera a autarquia, no comunicado, assinalando que serão beneficiados utentes que residem nas freguesias de Moreira da Maia e de Vila Nova da Telha.