Edifício vai substituir o velhinho hospital de Abraveses, que não tem condições.
Corpo do artigo
Vai nascer em Viseu, no final do ano, o novo edifício de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão Lafões. As obras arrancaram em janeiro. O novo edifício, que vai substituir o velhinho hospital psiquiátrico de Abraveses, com 50 anos, será constituído por três pisos. O espaço vai incluir internamento masculino e feminino, num total de 24 camas e com acesso a um pátio exterior, além dos serviços de consulta externa, psicologia e pedopsiquiatria e o Hospital de Dia.
“A nova estrutura contribuirá para uma melhoria nas condições físicas e para uma maior proximidade com outras valências médicas e de diagnóstico”, afirma o Conselho de Administração da ULS Viseu Dão Lafões.
Também segundo o projeto anunciado pela ULS Viseu Dão Lafões, está prevista a criação de um túnel de ligação ao serviço de urgência do Hospital São Teotónio. O novo hospital psiquiátrico vai ser erguido com base numa nova visão para a saúde mental e promove a ligação entre esta área e as restantes valências hospitalares.
O projeto da nova unidade psiquiátrica é reivindicado há vários anos, mas só em 2023 é que o concurso foi lançado.
Atualmente, o Serviço de Psiquiatria funciona na freguesia de Abraveses, a cerca de seis quilómetros do Hospital de Viseu, e cujas instalações e equipamentos estão obsoletos, o que tem levado a várias críticas por parte de utentes, familiares e profissionais de saúde.
A obra, orçada em cerca de 9,8 milhões de euros, enquadra-se no Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Plano Nacional de Saúde Mental e prevê-se que esteja concluída até ao final do ano.
“É expectativa desta ULS Viseu Dão-Lafões que a nova estrutura seja um importante contributo na promoção da saúde mental, beneficiando a população, os profissionais e o Serviço Nacional de Saúde”, enaltece a ULS VDL.