O Agrupamento de Escolas de Mértola revelou, na tarde desta quinta-feira, que, na sequência dos testes rápidos efetuados entre quarta-feira e hoje, foram detetados nove casos positivos de covid-19.
Corpo do artigo
Dos 114 testes realizados aos alunos, oito deram positivo. E dos 73 feitos pelo pessoal docente, houve o registo de um caso. Nenhum dos 40 funcionários testados acusou positivo.
Por iniciativa da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, foram efetuados 187 testes aos alunos do ensino secundário e profissional, e também ao pessoal docente e não docente afeto ao agrupamento.
Júlio Silva, presidente do Conselho Administrativo do Agrupamento de Escolas de Mértola, dirigiu-se à comunidade estudantil lembrando que o encerramento das escolas decidido pelo Governo tem "como objetivo travar os contágios". "É de extrema importância que mantenham os procedimentos habituais, de distanciamento e higienização e uso da máscara", rematou.
"O problema da pandemia já deixou de ser uma questão de saúde pública, é um desígnio moral e nacional", justificou Júlio Silva, que lembrou à comunidade que "os super-heróis só existem nos livros de banda desenhada".
Visando ajudar a Santa Casa da Misericórdia de Mértola (SCMM), que está a braços com um brutal surto no lar que já causou 22 mortos, o Agrupamento de Escolas promoveu uma campanha de solidariedade e recolheu 1040 máscaras, 300 luvas de nitrilo, três viseiras, dez litros de solução alcoólica e mil coberturas para os pés. O material já foi entregue.