A Câmara de Valongo lançou o concurso público para concluir os dois edifícios do empreendimento Mirante dos Sonhos, em Ermesinde, que estão ao abandono há mais de duas décadas.
Corpo do artigo
O procedimento publicado ontem em Diário da República tem um preço-base de 3,9 milhões de euros e prevê um prazo de nove meses para a execução da empreitada. Os interessados devem apresentar as respetivas propostas até 17 de abril. Assim, se tudo correr sem grandes problemas, os trabalhos devem começar em meados deste ano, ficando concluídos no decurso de 2026. Os dois prédios na Rua das Estrelas, em Ermesinde, pertenciam ao Estado, que os deixou por acabar e ao abandono durante mais de 20 anos.
Em dezembro, a Câmara de Valongo formalizou a aquisição dos imóveis ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, com o objetivo de proceder à conclusão dos fogos, “que serão atribuídos em regime de renda apoiada às famílias mais carenciadas do concelho inscritas na lista de espera para habitação”.Na altura, foi apontada uma estimativa de seis milhões de euros para as obras de reabilitação, mas o concurso agora lançado tem um preço-base inferior. De qualquer modo, segundo as informações do município, o investimento será executado no âmbito do Programa 1.º Direito, com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência.