Os novos órgãos autárquicos de Guimarães que resultaram das eleições do passado dia 12 foram investidos este sábado, numa cerimónia realizada no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor.
Corpo do artigo
O novo presidente da Câmara, Ricardo Araújo, elegeu como prioridade, "nestes primeiros tempos", o Plano Diretor Municipal (PDM) e diz que quer mais solo para construir habitação acessível.
A Assembleia Municipal (AM) será presidida por Rui Armindo Freitas (PSD/CDS) e o Executivo Municipal, além do presidente Ricardo Araújo, será composto por: Alberto Martins, Constantino Veiga, Eduardo Leite, Isabel Ferreira, e Vânia Dias da Silva, da coligação PSD/CDS; Ricardo Costa, Sérgio Silva, Gabriela Nunes e Flávio Freitas, eleitos pelo PS; e Nuno Vaz Monteiro, do Chega.
Ricardo Araújo reconheceu que o PDM "ocupará grande parte dos primeiros dias deste mandato". O autarca confidenciou ao JN que necessita de se sentar na cadeira da presidência para pedir pareceres sobre as consequências para o Município de um atraso na aprovação do documento. É em função destas informações que o edil decidirá a extensão da revisão que vai fazer ao PDM que herdou da governação anterior e que nunca chegou a ser submetido à AM. O novo presidente da Câmara admite que "a habitação é uma emergência social". Para resolver o problema, o autarca quer "mais solo urbano para construir habitação acessível para todos".
Depois de ter sido muito crítico relativamente à perda de atratividade do concelho, face a territórios vizinhos, Ricardo Araújo assume o desígnio de "transformar Guimarães num município de referência em inovação, na Europa".
A importância desta área é reforçada por já se saber que é uma pasta que vai chamar a si, juntamente com a Capital Verde Europeia. Estão previstos novos parques de acolhimento de empresas e a criação de uma agência para a captação de investimento.
"A mobilidade é o sangue que irriga a economia e a vida social", considera Ricardo Araújo. O presidente promete dar prioridade à resolução de problemas de trânsito e acessibilidades, a par com uma forte aposta no transporte público. Durante a campanha, o autarca prometeu alargar o serviço público municipal de transporte a todas as freguesias e avançar para a gratuitidade.
A primeira reunião da AM deste mandato ficou agendada para o dia 31 de outubro.
Capital da qualidade de vida
Ricardo Araújo pretende aproveitar a oportunidade de Guimarães ser Capital Verde Europeia, em 2026, para fazer do concelho "uma capital da qualidade de vida". O presidente reclamou para si esta pasta e prometeu fazer a "melhor Capital Verde Europeia de sempre". "Assumimos o compromisso de aprofundar a aposta na sustentabilidade, na transição energética e na proteção do nosso património natural", garantiu.
O autarca prometeu uma gestão pública "mais racional e assente na recolha e tratamento de dados". Relativamente à pedonalização das ruas do centro, anunciada no mandato anterior, o novo edil assegurou que esse passo não será dado sem primeiro criar estacionamento de proximidade.
