A câmara de Viana do Castelo aprovou, esta quinta-feira, a adjudicação da construção de um novo bairro com 60 fogos de habitação social em Darque.
Corpo do artigo
O investimento de perto de oito milhões de euros, a concretizar no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, implica uma edificação de raiz para acolher pessoas com necessidades económicas, nomeadamente moradores de dois acampamentos de etnia cigana daquele concelho.
A obra foi adjudicada por 7,898 milhões de euros à empresa Baltor, com os votos da maioria do executivo, liderado pelo Partido Socialista e a vereadora da CDU, e contou com abstenções dos vereadores do PSD e CDS-PP.
Segundo o presidente da autarquia de Viana do Castelo, Luis Nobre, a construção deverá, em princípio, iniciar antes do final do ano.
"Diria que dentro de um mês, mês e meio, estamos em condições de avançar. Estamos na posse do terreno, com o concurso terminado e a obra está em condições de ser adjudicada", declarou o autarca, adiantando que, antes de avançar, a empreitada será submetida a "um acto formal de consulta ao Tribunal de Contas".
De acordo com Luis Nobre, o futuro empreendimento do Carvalhal, em Darque, será financiado "a 100 por cento" pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e destina-se a "60 agregados familiares, numa tipologia individual".
"Entendemos que a solução deveria passar o mais próximo possível pelo que é uma tendência, que é a habitação unifamiliar e não multifamiliar, que seria mais contida e que resolveria o problema, mas traria outras dificuldades no futuro de interação social e outras que interessa garantir", descreveu.
Atualmente, no âmbito de financiamento do PRR, decorrem ainda obras de reabilitação de dois bairros, Areia e Perre, também naquele concelho, o que juntando à obra agora adjudicada, resultarão em 134 fogos requalificados ou construídos. "São 9,8 milhões de euros , o que representa 25% do financiamento global que conseguimos (total 50,7 milhões) para concretizar até dezembro de 2025", concluiu Luis Nobre.