Novo cartão para munícipes do Porto com descontos de 50% em espetáculos e piscinas
A Câmara do Porto vai lançar a 5 de abril um cartão destinado aos munícipes que oferece descontos de 50% nos espetáculos do Teatro Municipal do Porto, piscinas municipais e permite o acesso gratuito ao Funicular dos Guindais.
Corpo do artigo
O cartão, intitulado "Porto.", foi apresentado esta segunda-feira na reunião do executivo e, segundo o vice-presidente da autarquia, Filipe Araújo, pretende "unir a cidade" e "facilitar a interação" entre o município e aqueles que vivem no Porto.
Para aceder ao cartão, que fica disponível no dia 5 de abril, os munícipes têm de preencher um formulário através da página da internet www.cartao.porto.pt.
Através desta iniciativa, os moradores do Porto passam a ter um desconto de 50% no Teatro Rivoli, no Teatro do Campo Alegre, em todas as atividades organizadas pelos serviços culturais, bem como a entrada gratuita em todas as estações do Museu da Cidade.
O cartão oferece um desconto de 50% nas piscinas municipais e o acesso às instalações e prática de modalidade.
Entre outros descontos, o cartão permite a utilização gratuita do elevador do Funicular dos Guindas e oferece 50% no aparcamento de bicicletas no Parque da Cidade.
Os munícipes terão também acesso prioritário aos créditos de inscrição em atividades, workshops e oficinas dos serviços de educação ambiental.
A partir de junho, o cartão será também um "Andante 13.18", sendo necessária a ativação na mesma página da internet.
Além de descontos, o cartão permite aos munícipes saber, através de um sistema de avisos enviados por mensagem para o telemóvel, se há alterações de trânsito, cortes de via, condicionamentos de estacionamento ou avisos meteorológicos.
Na sessão do executivo, o presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, salientou que esta iniciativa é "uma discriminação positiva a favor dos munícipes do Porto"
"Tivemos a possibilidade de criar uma discriminação positiva, permitindo que os munícipes do Porto tenham uma vantagem competitiva relativamente a quem visita a cidade", salientou.
A vereadora Ilda Figueiredo, da CDU, afirmou que este é um "passo importante" para a autarquia "dar benefícios a quem é do Porto", incentivando-os a participar nas diferentes atividades e equipamentos da cidade.
Também o socialista Manuel Pizarro afirmou que a iniciativa é "uma ótima proposta".
Já o social-democrata Álvaro Almeida defendeu que esta iniciativa deve ser "da Câmara e das empresas municipais" e "não envolver" outras entidades.