Arranca no início de junho a construção do novo centro de saúde de Rio Tinto, Gondomar, na Rua das Arroteias, e que servirá 25 mil utentes.
Corpo do artigo
A notícia "há muito aguardada" foi partilhada esta terça-feira pelo presidente da Câmara de Gondomar, Martins Martins, na rede social Facebook, dando conta que o Município recebeu o visto do Tribunal de Contas para a obra arrancar.
"Um investimento próximo dos quatro milhões de euros, financiado em cerca de 50% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e que vai permitir criar um novo arruamento para revolucionar a zona" da Triana.
O novo equipamento, que vai ser erguido num terreno comprado pelo município e que custou cerca de 400 mil euros, servirá para substituir o centro de saúde do Brás Oleiro, situado na rua de Chaimite, que funciona num edifício arrendado há mais de 40 anos pela Administração Regional de Saúde do Norte.
Segundo o JN apurou, este imóvel foi alvo de obras em 2009/10, mas nos dias de hoje está sem grandes condições, sobretudo ao nível das acessibilidades.
Nas duas unidades de saúde que ali funcionam estão inscritos 20 mil utentes. Já a nova unidade de saúde terá capacidade para mais cinco mil pessoas.
Com este novo centro de saúde, na Rua das Arroteias, junto ao cruzamento com a Rua das Cantarinhas, será beneficiada toda a zona ocidental de Rio Tinto, desde a Areosa até Carreiros, incluindo a Triana e o forno.
A intervenção surge na sequência da descentralização de competências do Governo para as autraquias, tendo a Câmara de Gondomar conseguido inscrever este investimento, que terá um apoio de 1,9 milhões de euros do PRR.