Novo estádio em Famalicão poderá implicar urbanização de parte da área desportiva
A Câmara de Famalicão está a desenvolver um estudo para perceber a melhor solução a adotar na construção de um novo estádio municipal. A área desportiva onde está implantado o atual estádio abarca cerca de 44 mil metros quadrados sendo que o presidente da Câmara admite que parte desse espaço possa ser urbanizável.
Corpo do artigo
O estudo que está a ser desenvolvido por especialistas contratado pela Autarquia a uma entidade externa deverá estar concluído no “principio do próximo ano”.
O prazo foi avançado pelo autarca no final da reunião de Câmara desta segunda-feira, que adiantou que novo estádio municipal ficará implantado naquele local.
A Câmara tinha apresentado um projeto para reabilitação do atual complexo desportivo utilizado pela SAD do Futebol Clube de Famalicão orçado em oito milhões de euros. O concurso público foi lançado mas as propostas foram superiores ao valor orçado o que fez com que a Câmara avançasse para uma nova solução.
Depois de questionado na reunião de Câmara sobre o assunto, pelo vereador socialista Paulo Folhadela Passos garantiu que o estudo estava a avançar. Instado pelos jornalistas o edil garantiu que o estádio ficará no mesmo local contudo é necessário “engenharia financeira” para suportar os custos de um novo complexo desportivo cujo orçamento ronda os 20 milhões de euros.
Essa “engenharia financeira” poderá incluir a urbanização de parte da atual área desportiva para construção de habitação, comércio ou serviços.
Mário Passos adiantou que a ideia é ter um “edifício com o estádio dentro”. “É a forma de fazer isso que se está a estudar”, afirmou.