O novo ferryboat elétrico que vai fazer a ligação entre o Forte da Barra e São Jacinto, chegou na tarde desta sexta-feira a Aveiro, depois de ter saído ontem de manhã dos estaleiros do grupo ETE no Seixal, onde foi construído.
Corpo do artigo
O “Salicórnia” vai durante as próximas semanas efetuar testes de navegação e carregamento, prevendo a Câmara de Aveiro que entre ao serviço durante o próximo mês de dezembro, não estando ainda definida a data, segundo revelou hoje a autarquia em comunicado.
O primeiro ferryboat toralmente elétrico da Península Ibérica foi um investimento municipal de nove milhões de euros, tendo sido cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros.
O “Salicórnia” terá zero emissões de CO2, permitindo a eliminação das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento e a diminuição do consumo energético em cerca de 30%.
A embarcação fará a ligação entre o Forte da Barra, em Ílhavo, e São Jacinto, a freguesia mais distante do concelho de Aveiro, situada a cerca de 50 quilómetros do centro da cidade, uma viagem por estrada de uma hora, mas que via ferryboat demora pouco mais de 10 minutos.
O novo navio terá capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o atual ferryboat “Cale de Aveiro”.
A esta capacidade reforçada de transporte “acrescenta-se o aumento do conforto para os passageiros, graças aos baixos níveis de ruído, e uma vista panorâmica 360º no piso superior, que irá permitir aos utilizadores usufruírem de imagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto”, refere a Câmara de Aveiro.