<p>A urgência do futuro Hospital do Seixal, a construir até 2012, tem de reunir todas as especialidades médicas, equiparando-se ao serviço que funciona actualmente no Hospital Garcia de Orta, em Almada. A exigência é feita pelos utentes.</p>
Corpo do artigo
"O que queremos é que as urgências sejam como as que existem no Hospital Garcia de Orta e não como as que existem num serviço de Atendimento Permanente", avançou ao JN José Sales, porta-voz das Comissões de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal. "Queremos urgências com todas as especialidades, para que as pessoas não tenham de ser atendidas ao princípio no Hospital do Seixal e depois no Garcia de Orta", acrescenta, frisando que a unidade de Almada "está a rebentar pelas costuras".
Após a publicação, na sexta-feira passada, da abertura do concurso público internacional para a construção do novo hospital, os utentes exigem também camas suficientes para a população abrangida. "É muito pouco", frisa José Sales, referindo-se às 60 camas de internamento previstas. "Poderá servir para casos urgentes para a medicina, mas para as outras especialidades tem de haver mais camas", alerta, lembrando a necessidade de evitar que em 2012 a nova unidade já não tenha capacidade de resposta. "Tem de ter todas as condições para o futuro e ser um bom hospital para utentes e profissionais".
Os utentes, que exigem também que o calendário de construção da nova unidade seja cumprido, vão analisar até ao final do mês o programa funcional para pedir depois ao Ministério da Saúde mais esclarecimentos sobre as especificidades a instalar.
Segundo fonte do gabinete da ministra Ana Jorge, o Hospital do Seixal tornou-se uma das prioridades do Governo devido ao "rápido e forte crescimento demográfico em alguns concelhos do distrito de Setúbal" e à "necessidade de aumentar a oferta de cuidados hospitalares na região, de forma a dar uma resposta eficaz e eficiente aos doentes". De acordo com a mesma fonte "a nova infra-estrutura está direccionada para um hospital de proximidade e de alta resolução, vocacionado para a prestação de cuidados em ambulatório", incluindo um serviço de urgência 24 horas por dia.