O grupo Trofa Saúde vai investir 50 milhões de euros na construção de um novo hospital privado na Maia. Vai criar 400 postos de trabalho e estará pronto em outubro de 2026.
Corpo do artigo
O novo hospital privado da Maia foi apresentado hoje: será um edifício envidraçado com uma área superior a 20 mil metros quadrados, a construir entre as avenidas de Dom Mendo e António Bragança Fernandes, perto do centro da cidade, representando um investimento de 50 milhões de euros. A construção do projeto do grupo Trofa Saúde arrancará em janeiro do próximo ano, ficanco concluída em outubro de 2026. De acordo com os promotores, serão criados 400 postos de trabalho.
O terreno necessário à empreitada já foi comprado e o projeto deu entrada nos serviços municipais, que aprovaram o Pedido de Informação Prévia.
O Hospital da Maia, edifício com cinco pisos, terá mais de 20 mil metros quadrados, uma área de estacionamento com cerca de 300 lugares exteriores e interiores. A unidade vai disponibilizar atendimento permanente 24 horas por dia durante todo o ano. Terá serviços para adultos e crianças, com especialidades como ortopedia, cirurgia geral, entre outras.
Um bloco operatório com quatro salas, disponíveis para fazer cirurgia de ambulatório e convencional, um internamento com 60 camas, uma unidade de cuidados intermédios e mais de 100 gabinetes de consulta externa são algumas das valências.
O grupo Trofa Saúde salienta adianta que haverá serviços de análises clínicas, de enfermagem e de imagiologia dotada “com equipamentos de última geração”, juntando-se a endoscopia digestiva com duas salas de exame. No Hospital da Maia será possível encontrar, também, um serviço de medicina desportiva de alto rendimento.
O presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, explicou que este novo hospital é uma ambição antiga. “Há mais de 30 anos que andamos a lutar por isso”, sublinhou. Recorde-se que o grupo Trofa Saúde já tem, na Maia, o Hospital de Dia, unidade de ambulatório com mais de 30 especialidades e atendimento urgente.
Pormenores
Arrojado
O edifício será todo em vidro e de uma “arquitetura muito arrojada”, comentou Manuel Ventura, o arquiteto responsável pelo projeto.
“Nova geração”
O arquiteto acrescentou que grupo Trofa Saúde “está neste momento a apostar numa série de novos edifícios e que este será uma espécie de hospital de nova geração”.