O Hospital Lusíadas Maia, que já está a funcionar desde dia 8 de setembro, é inaugurado esta terça-feira. O novo hospital privado na Área Metropolitana do Porto contou com um investimento inicial de 10 milhões de euros e criou 200 novos postos de trabalho. Na quarta-feira, abre também um novo hospital do grupo Trofa Saúde, em Vila do Conde.
Corpo do artigo
A nova unidade hospitalar do Grupo Lusíada é a quarta a nascer na Área Metropolitana do Porto, juntando-se ao Hospital Lusíadas Porto, Hospital Lusíadas Santa Maria da Feira e à Clínica Lusíadas Gaia. Na região Norte somam-se ainda o Hospital Lusíadas Braga e o Hospital Lusíadas Paços de Ferreira. A nova unidade da Maia, que inicialmente tinha sido projetada para ser uma clínica, acabou por ser ampliada e transformada num hospital, contando com um investimento de inicial de 10 milhões de euros e assegurando 200 novos postos de trabalho.
O novo hospital privado, que se localiza no Mira Mais Shopping, numa área de 3000 metros quadrados, dispõe de 32 gabinetes de consulta, duas salas de bloco operatório, seis salas para exames de diversas especialidades, análises clínicas, um serviço de Imagiologia completo, com Tomografia Computorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Ecografia, RX e Mamografia.
Tecnologia inovadora
Além disso, a unidade hospitalar terá uma tecnologia de diagnóstico altamente inovadora: a Ressonância Magnética uMR670 da United Imaging, a primeira em Portugal, que se permite a realização de estudos pré-cirúrgicos mais detalhados e precisos, um tempo de aquisição mais rápido e um túnel alargado.
O hospital irá disponibilizar cerca de 30 especialidades médico-cirúrgicas, como, por exemplo, anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia vascular dermatologia, endocrinologia, gastrenterologia, ginecologia-obstetrícia, imagiologia, imunoalergologia, medicina geral e familiar, medicina interna, neurocirurgia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, psicologia, psiquiatria, pneumologia, reumatologia e urologia. O grupo prevê, ainda, dispor de cirurgia de ambulatório.
Privados
Na Área Metropolitana do Porto existem cerca de 25 hospitais privados e já são mais do que as unidades públicas (20).
Trofa Saúde
O grupo Trofa Saúde prevê abrir um hospital na Maia em outubro de 2026, e uma nova unidade de saúde em Santo Tirso no primeiro semestre do próximo ano.
Paços de Ferreira
Recentemente, o grupo Lusíadas abriu um hospital em Paços de Ferreira, com um bloco operatório para diversas especialidades cirúrgicas e 25 consultórios.