O primeiro edifício da Faculdade de Medicina da Universidade Nova foi inaugurado esta segunda-feira, em Carcavelos, e a Câmara de Cascais vai ceder um espaço em Alcabideche para a criação de um polo de investigação e de produção de fármacos injetáveis, onde será instalada, também, uma Unidade de Saúde Familiar.
Corpo do artigo
É uma das duas unidades de saúde familiares (USF) modelo C (são centros de saúde geridos por entidades privadas e do setor social) que serão construídas no concelho para dar resposta às necessidades de cerca de 15 mil utentes sem médico de família. A unidade de Alcabideche assegurará cuidados a cinco mil utentes, enquanto a segunda USF, que resultará da reabilitação do atual Centro de Saúde de Cascais, junto ao mercado da vila, prestará assistência a dez mil pessoas.
Estas USF modelo C "representam um modelo inovador, constituído em consórcio, que reúne a autarquia, a academia, o setor social e o setor hospitalar. O acordo de colaboração foi assinado por cinco entidades: Câmara Municipal de Cascais, Santa Casa da Misericórdia de Cascais, Grupo Ribera Care, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação do Estoril e Nova Medical School", como explica o Município de Cascais em comunicado.
Dar médico de família a 15 mil utentes
O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, considera que a inauguração do primeiro edifício do campus da Nova Medical School, em Carcavelos, com uma escola de pós-graduação de Ciências Médicas (Ahed), representa um “reforço da componente universitária no concelho, captando talento, competências e apostando também na inovação”.
Em declarações à Lusa, o autarca destaca, também, os acordos para a concretização de duas USF modelo C. Das obras em curso na área da saúde, assinala a empreitada do novo centro de saúde de Cascais, que deverá ficar concluída em setembro.
Após os investimentos municipais, concluiu-se que “tinha havido muito mais inscrições no Serviço Nacional de Saúde” e que os centros de saúde “previstos construir e ampliar já não eram suficientes”, pelo que, além do novo, no antigo edifício das Águas de Cascais, na Avenida da República, será criada uma extensão no atual, junto ao mercado da vila, “para 10 mil utentes”, especifica Carlos Carreiras.
Na sequência dos investimentos realizados, superiores a 17,5 milhões de euros desde 2021 no setor da saúde, os utentes das áreas das freguesias de São Domingos de Rana e Carcavelos e Parede “já têm todos médicos de família” e, agora, “também nas freguesias de Cascais e Estoril e Alcabideche” todos passarão “a ter médico de família”.