Vai para a estrada de 29 de novembro a 1 de dezembro a primeira edição do Raid Beiras e Serra da Estrela, numa organização da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela e do Clube Escape Livre. Estão inscritos mais de 40 veículos todo-o-terreno e mais de uma centena de participantes.
Corpo do artigo
O desafio, colocado pela Comunidade Intermunicipal da Beira e Serra da Estrela (CIMBSE) ao Clube Escape Livre, era dar a conhecer as belezas naturais, os sabores e a hospitalidade das gentes beirãs e serranas e as inscrições esgotaram muito antes do prazo limite. E, para os que ficaram de fora, a edição de 2025 está garantida para o mês de fevereiro.
O Raid Beiras e Serra da Estrela foi apresentado na Casa da Passarella, em Gouveia, com a presença do presidente da CIMBSE, Luís Tadeu, do presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio e de José Carvalho, diretor da MCOUTINHO, concessionário Land Rover, viatura oficial do evento.
A base do Raid Beiras e Serra da Estrela será o Longroiva Hotel Rural, em Mêda, de onde partirá a caravana, rumo a nove concelhos da CIMBSE. Os participantes vão atravessar Mêda, Trancoso, Celorico da Beira, Pinhel, Gouveia, Guarda, Fornos de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida.
Durante o percurso serão efetuadas diversas visitas, entre elas a Moreira de Rei e a Necrópole de São Gens, à Serra da Marofa e ao Baloiço do Faraó. O raid vai proporcionar, também, uma experiência única, com a preparação e a cozedura do pão em Videmonte.
Património único
O presidente da CIMBSE, Luís Tadeu, destacou que “não hesitámos em fazer esta viagem com o Clube Escape Livre para dar a conhecer a região e, perante o facto de ter esgotado tão depressa, sou levado a concluir que será um enorme sucesso".
Será oferecida a possibilidade a todos os participantes de "conhecer a paisagem, a nossa gastronomia, os vinhos e um património histórico único", refetr Luís Tadeu, que concluiu: "Acreditamos que todos os participantes vão ficar com vontade de regressar às Beiras e à Serra da Estrela”.
Já Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, sublinhou que o convite feito pela CIMBSE “encaixa de forma perfeita no lema deste clube, que há quase 40 anos promove a região através dos seus eventos".
"Este Raid Beiras e Serra da Estrela ficará, certamente, na memória daqueles que tiveram a oportunidade de se inscrever. A edição deste ano passa por nove concelhos da CIMBSE e a edição de 2025 cruzará os outros seis”, concluiu Luís Celínio.
José Carvalho explicou, por seu lado, que “o nosso envolvimento resulta do reconhecimento dos valores que partilhamos e da busca por exceder expectativas em cada experiência que proporcionamos aos nossos clientes e entusiastas da marca".