Um novo sismo de fraca intensidade foi sentido este domingo na ilha de S. Miguel, onde já se tinha registado um outro abalo esta manhã.
Corpo do artigo
Segundo dados do Centro de Vigilância e Informação Sismovulcânica dos Açores, o sismo foi sentido com intensidade máxima III na Escala de Mercalli Modificada (12 pontos) nas Furnas, concelho de Povoação. O evento foi ainda sentido com intensidade II nos concelhos de Vila Franca do Campo e Ribeira Grande.
O sismo ocorreu às 11.58 horas locais (12.58 horas de Portugal continental), com epicentro a seis quilómetros a NNE de Ribeira das Tainhas, ilha de S. Miguel.
João Luís Gaspar, do Centro de Vigilância e Informação Sismovulcânica dos Açores, disse à Lusa que se trata da "evolução da atividade na parte central da ilha de S. Miguel", que "tem registado alguma atividade" sísmica "acima da média desde 15 de setembro de 2011.
"Esta situação não é constante e verificam-se alguns picos de libertação de energia ao longo do tempo e hoje o que ocorreram foram alguns microssismos na zona central", acrescentou João Luís Gaspar, sublinhando ainda que "não há aumento significativo da sismicidade".