Um sismo de magnitude 2.7 na escala de Richter foi sentido na terça-feira à noite na região de Guadalupe, na ilha açoriana da Graciosa, sem causar danos ou vítimas, informou o Instituto de Meteorologia.
Corpo do artigo
O abalo, sentido com intensidade máxima III da escala de Mercalli Modificada, foi registado às 22:46 locais (23:46 em Lisboa) e teve o seu epicentro próximo de Guadalupe.
Já no sábado, um outro sismo, igualmente de pequena magnitude, 2.6 da escala de Richter, tinha sido sentido, com intensidade máxima II/III da escala de Mercalli Modificada, na freguesia de Guadalupe, na Graciosa, com epicentro próximo de Luz.
Desde 07 de março que a Graciosa, ilha do Grupo Central do Arquipélago dos Açores, regista uma atividade sísmica "acima dos valores de referência", de acordo com o Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos.
Segundo o portal do Instituto de Meteorologia, a escala de Mercalli Modificada vai de grau I (impercetível) a grau XII (danos quase totais), sendo o grau III (fraco) correspondente a um sismo leve, sentido apenas de forma ligeira no interior de prédios, onde baloiçam objetos pendentes.
Já a escala de Richter, que mede a magnitude de um tremor de terra, vai de inferior a 2.0 (micro sismo) a mais de 10.0 (extremo), sendo o abalo de 2.0 a 2.9 muito pequeno.