A Câmara Municipal de Guimarães vai fazer um novo corte de trânsito nas ruas do centro da cidade, esta quarta-feira, para avaliar o impacto do projeto de pedonalização desta área da cidade.
Corpo do artigo
Desta vez, o teste será mais alargado do que no encerramento anterior, entre 17 e 20 de outubro, abrangendo também a avenida D. João IV.
Neste segundo teste de mobilidade e reorganização viária na zona central da cidade, vai ser interdito o trânsito automóvel na alameda de São Dâmaso, largo do Toural e rua de Santo António. A avenida D. João IV vai ser parcialmente condicionada, simulando “o impacto da futura requalificação desta via”, de acordo com o Município.
O teste de pedonalização, vai limitar o acesso no segmento norte da alameda S. Dâmaso, na zona nascente do largo do Toural, e na rua de Santo António a carros: de residentes identificados; transportando ocupantes com mobilidade condicionada; de socorro e emergência; da polícia; e de serviços indispensáveis ao interesse público.
As operações de carga e descarga serão permitidas apenas entre as 7 horas e as 10 horas, segundo o Município, “para minimizar impactos no funcionamento comercial e na logística”.
Na avenida D. João IV, as viaturas com autorização para circular só o poderão fazer no sentido descendente (da estação para o largo República do Brasil), na rua de S. Nicolau dos estudantes o sentido da marcha será invertido (do parque de estacionamento das Hortas para o largo República do Brasil) e na rua dr Ricardo Marques o trânsito far-se-à da igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos para as Hortas.