A estrutura do viaduto que liga o antigo matadouro municipal e a estação de metro do Dragão, sobre a Via de Cintura Interna, no Porto, já está visível, mas a interdição do trânsito naquele troço da VCI, durante a madrugada, será para manter até ao fim do mês, conforme estava previsto.
Corpo do artigo
"Os trabalhos decorrem a bom ritmo, mantendo-se a estimativa inicial de necessidade de continuar os atuais condicionamentos até ao final de março", explica a empresa Infraestruturas de Portugal (IP). A VCI está cortada à noite, desde 27 de fevereiro, entre os nós de Campanhã e do Estádio, devido à construção da passagem superior. A interdição é válida para os dois sentidos, e vigora entre a meia-noite e as seis horas da manhã.
"Este condicionamento tem como objetivo garantir as necessárias condições de segurança para a execução dos trabalhos de montagem do tabuleiro da passagem superior pedonal sobre a VCI", foi explicado, pela IP, em fevereiro. Na altura, a Câmara do Porto adiantou que, durante este período, no sentido Sul-Norte, a circulação rodoviária é desviada pela saída do nó de S. Roque/Campanhã e, no sentido contrário, pelo nó do Mercado Abastecedor/Estádio. "Os trabalhos envolvem a instalação das vigas metálicas laterais e central, a laje pré-fabricada do tabuleiro, as redes de proteção, corrimões, redes elétricas e de águas pluviais", detalhou a autarquia, observando que "a área não estará acessível ao público logo após a sua conclusão". O tabuleiro tem seis por 48 metros e cerca de 78 toneladas.
A nova travessia irá servir os peões e fará a ligação com o antigo Matadouro, que está a ser convertido e terá uma forte componente cultural, aliada a espaços para comércio e escritórios. A empreitada está entregue à construtora Mota-Engil e o espaço reabilitado, que é uma forte aposta da Câmara do Porto para revitalizar a zona oriental da cidade, vai designar-se M-ODU (Matadouro Outro Destino Urbano). As máquinas escavadoras entraram em maio de 2021 no complexo, num investimento de mais de 40 milhões de euros assegurado pela Mota-Engil.