O administrador dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) apontou esta sexta-feira para os “primeiros meses” de 2026 a chegada à cidade dos 38 novos autocarros elétricos que a empresa municipal prevê comprar no seguimento de uma candidatura ao Fundo Ambiental.
Corpo do artigo
Em declarações à margem da inauguração da primeira fase da requalificação do Parque de Material e Oficinas, Teotónio Santos disse que ainda decorre a fase de audiência prévia do processo de candidatura e adiantou que será aberto um concurso público para a aquisição de autocarros de três tipologias. A intenção é “continuar a descarbonizar” a frota, composta por 160 viaturas: 85 a diesel, 43 elétricas e 32 a gás natural.
A esse respeito, o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, destacou a importância dos TUB no processo de descarbonização, uma vez que “cerca de 60% dessas emissões” na cidade estão relacionadas com a área da mobilidade. “Continua a haver um uso sobredimensionado do automóvel individual e até há bem pouco tempo os TUB tinham uma frota envelhecida e pouco amiga do ambiente”, afirmou Rio.