Projeto da Junta aliou desenvolvimento de dois trajetos pedestres à recuperação de património para ajudar a economia local.
Corpo do artigo
A freguesia de Oleiros, em Ponte da Barca, inaugurou há dias dois trilhos pedestres, completamente novos, que permitem conhecer o seu território de lés a lés. Os trilhos de Santo Adrião e Românico, ambos circulares, têm o centro da aldeia como ponto de partida e de chegada, e juntos somam no total cerca de 15 quilómetros de extensão. Foram criados por iniciativa da Junta local, através de uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural PDR 2020, que financiou o investimento de cerca de 30 mil euros. O objetivo é atrair turistas e “ajudar a economia” da terra, dando a conhecer as suas virtudes: capelas e igreja, pontes, monumentos, paisagens de floresta e vinhedos, parques de merendas, uma adega, casas emblemáticas e até uma antiga pirotecnia (Barquense), além de ribeiros e principalmente os muitos fontanários e fontes existentes na aldeia.
“Não existiam trilhos em Oleiros. Foi um projeto que fizemos no âmbito do PDR 2020. Vi que era uma oportunidade de dinamizarmos a freguesia e em dois meses metemos mão à obra. Fizemos o traçado dos trilhos e aproveitamos a oportunidade para, por onde estes passam, recuperar o nosso património, fontes, fontanários, caminhos, alguns deles muito importantes, porque eram as principais vias de comunicação entre Oleiros e Ponte da Barca”, contou ao JN o autarca de Oleiros, Nuno Pereira.