A coligação PSD/CDS-PP, que não governava desde 1989, tem maioria na Câmara e o Chega tem um vereador pela primeira vez.
Corpo do artigo
A cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos vimaranenses, resultantes das eleições autárquicas de dia 12, está marcada para o dia 25, sábado, às 10 horas, no grande auditório do Centro Cultural Vila Flor. Ricardo Araújo (PSD/CDS-PP) vai tomar posse como presidente da Câmara para o mandato 2025-2029.
Além do presidente, o Executivo é constituído por mais cinco vereadores da coligação entre sociais-democratas e CDS-PP: Eduardo Leite, Vânia Dias da Silva, Constantino Veiga, Alberto Martins e Isabel Ferreira. O Partido Socialista (PS), que governou o Município desde 1989, elegeu quatro vereadores - Ricardo Costa, Sérgio Silva, Gabriela Nunes, Flávio Freitas - e o Chega, que antes não tinha representação na vereação, elegeu um - Nuno Vaz Monteiro.
Vão também tomar posse os 56 deputados eleitos para a Assembleia Municipal (AM): 25 da coligação PSD/CDS-PP; 22 do PS; seis do Chega; dois da CDU; um da IL. Nesta cerimónia, são também empossados os 55 presidentes de junta - 30 do PS, 24 do PSD-CDS-PP e um independente - que, por inerência, têm assento na AM.