O projeto da Escola Profissional de Aveiro que permitiu recolher, no último ano letivo, 80 mil beatas, foi premiado. Mas, agora, os alunos querem recolher das ruas da cidade cem mil pontas de cigarros até ao verão.
Corpo do artigo
O facto de muitos não serem fumadores e, por isso, não terem contribuído para os milhares de beatas que estão espalhadas pelas ruas não retira o foco aos alunos da Escola Profissional de Aveiro (EPA). Há três anos que a comunidade educativa está empenhada em dar o seu melhor em prol do meio ambiente, no âmbito do projeto “Let’s go clean”, desenvolvido com a associação Agora Aveiro. No ano letivo passado, os cerca de 250 alunos da EPA apanharam 81.665 pontas de cigarros, o que lhes valeu que a iniciativa tenha sido premiada com uma bolsa social da EPIS – Empresários Pela Inclusão Social. E, para este ano letivo, a meta está traçada: retirar das ruas cem mil beatas. Esta semana, já começaram a trabalhar.
Com coletes envergados e com luvas de latex devidamente colocadas nas mãos, os estudantes do 1º ano [equivalente ao 10º], do curso de Técnico de Ação Educativa, mal saem da porta da escola começam a apanhar as beatas que encontram. Nem 10 minutos passaram e Beatriz Esteves, de 15 anos, já reuniu num saco de papel cerca de 30 pontas de cigarros. “Mesmo aqui perto da escola, está cheio de beatas na rua. Por isso, esta iniciativa é boa ideia, porque isto faz mal ao ambiente”, atira a sua colega de turma Vitória Almeida, de 16 anos.