O contacto pessoal de Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Gaia, foi divulgado em paragens de autocarro da nova rede metropolitana, UNIR. O autarca anuncia avançar para a justiça. A operação dos novos transportes arrancou no feriado dia 1, sendo esta segunda-feira o primeiro dia útil do serviço.
Corpo do artigo
Em várias paragens de autocarro da nova rede metropolitana, a UNIR, houve quem divulgasse o número de telemóvel do presidente do Conselho Metropolitano do Porto e autarca de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, como uma linha para informações. A notícia foi avançada pelo Expresso e confirmada pelo JN.
O contacto foi disponibilizado num papel afixado, com logótipo e tipo de letra semelhantes aos das informações oficiais do novo serviço de transporte público. O número de telemóvel estava indicado como uma linha de informações mas era, afinal, o contacto pessoal do presidente da Câmara de Gaia.
Ato de "pirataria"
O autarca terá recebido centenas de chamadas durante a manhã desta segunda-feira enquanto várias pessoas tentavam encontrar justificações pelos atrasos dos autocarros. Mais tarde, foi enviada uma mensagem pelo número de Eduardo Vítor Rodrigues a pedir "desculpas". "Um(a) criminoso(a) fez distribuir este número como sendo das informações da UNIR. É falso e foi entregue às Autoridades".
O presidente da Câmara de Gaia, em declarações ao Expresso, diz classificar esta ação como "pirataria" e promete avançar para a justiça. As folhas em causa foram recolhidas e entregues à polícia, avançou o autarca, adiantando "ter ideia de quem foi", mas sem nomear.
Ao mesmo jornal, o também presidente do Conselho Metropolitano do Porto, diz que as falhas do serviço vão ser corrigidas.