A Feira do Alvarinho de Monção regressa esta sexta-feira e prolonga-se até domingo com um número recorde de produtores de vinho e praticamente o dobro do espaço, e também com uma nova área de relaxamento junto ao rio Minho.
Corpo do artigo
O evento que no ano passado decorreu num recinto com 11 mil metros quadrados, ocupará este ano cerca de 20 mil metros quadrados. Segundo fonte da câmara municipal de Monção, estarão presentes 36 produtores da Sub Região Monção e Melgaço, "o maior número de sempre", desde a primeira edição realizada em 1997.
No "Alvarinhódromo", nome pelo qual aquela autarquia passou a designar o espaço da feira, no Parque das Caldas , vão atuar charangas, grupos folclóricos e grupos musicais durante o dia, dj's todas as noites, e os Xutos e Pontapés no domingo, ao final da tarde.
"Nestes dias, o Parque das Caldas vai transformar-se num verdadeiro Alvarinhódromo com muitos motivos de animação e expositores diversos, entre os quais, produtores de vinho Alvarinho da Região de Monção e Melgaço, que aproveitam a feira para reforçar a comercialização, lançar novos produtos e encetar contactos empresariais", informa a Câmara Municipal, referindo que, além da presença de 36 produtores de vinho Alvarinho, o certame ainda "disponibiliza 20 tasquinhas e 20 expositores de instituições e artesanato, bem como um espaço lounge e uma área para restauração com destaque para o Bacalhau à Monção e o “Cordeiro à Moda de Monção”.
A feira também dispõe de um “Espaço Harmonias” para experiências de degustação entre os vários vinhos da casta Alvarinho e pratos típicos da cozinha portuguesa.
O autarca de Monção, António Barbosa, estima que do investimento municipal de 400 mil euros na realização da Feira do Alvarinho, resulte "um retorno financeiro entre 1,2 e 1,6 milhões de euros".
“Os indicadores recolhidos pela autarquia permitem estimar que, durante os três dias do evento, só no recinto da feira, o retorno financeiro para os expositores possa ser multiplicado, no mínimo, por três ou quatro vezes mais ", assinala António Barbosa, considerando que o evento possa ser visitado "por mais de 100 mil pessoas".