
O judoca Nuno Delgado quer juntar milhares de crianças e jovens portugueses até aos 25 anos no Terreiro do Paço, em Lisboa, para dar a maior aula de judo do Mundo, numa iniciativa de solidariedade apoiada por diversas entidades.
O evento Mandela Day/Maior Aula de Judo do Mundo terá lugar entre as 10 e as 14 horas de quarta-feira, 1 de Junho, e conta com a co-organização da Câmara Municipal de Lisboa e o apoio oficial da Fundação Nelson Mandela e das secretarias de Estado dos Transportes, da Juventude e Desporto, da Educação e da Defesa.
O antigo presidente da África do Sul Nelson Mandela e a sua mulher Graça Michel estão surpreendidos com a dimensão que está a ganhar a iniciativa do judoca português.
"Nuno, estamos muito felizes. Obrigado por tudo! Nunca imaginámos que isto ganhasse esta dimensão. A iniciativa atingiu proporções extraordinárias. Estamos todos muito orgulhosos", disse Graça Machel ao medalhado olímpico Nuno Delgado, citada pela assessoria de imprensa da iniciativa.
Desejando "a todos muito sucesso", a mulher do histórico líder sul-africano tranquilizou os admiradores de Mandela, de 92 anos, que viajou recentemente para a sua cidade natal, Qubu, o que levantou dúvidas sobre o seu estado de saúde.
"Madiba está estável e feliz por estar na sua terra natal", disse Graça Machel.
As empresas de transportes da zona da Grande Lisboa, Carris, CP, Fertagus, Metro e Grupo Transtejo, também vão dar o seu contributo para o sucesso da iniciativa, proporcionando transporte gratuito a todos os participantes devidamente identificados.
A Protecção Civil de Lisboa já elaborou um plano de conselhos para os participantes e respectivos acompanhantes, aconselhando que evitem a exposição prolongada ao sol, que se protejam com chapéus e óculos de sol, que usem protector solar, que se hidratem frequentemente e que evitem levar objectos de valor, entre outras dicas.
