Nuno Vaz é o candidato do PS à Câmara de Chaves. Diz ter maior motivação que há quatro anos devido aos novos desafios que a pandemia impôs.
Corpo do artigo
Há quatro anos, Nuno Vaz liderou a equipa que recuperou para o PS a Câmara Municipal de Chaves, após quatro mandatos seguidos do PSD. Este ano, o licenciado em Direito, de 52 anos, vai tentar ser eleito para o segundo mandato. Refere que no primeiro o foco principal esteve no "equilíbrio das finanças do Município", mas que ainda há muitos desafios por concretizar.
Porque entende que merece ser reconduzido como presidente da Câmara?
Porque tenho o sentimento de dever cumprido. Sinto que os flavienses estão cada vez mais orgulhosos da sua terra e olham para o seu futuro coletivo com confiança e redobrada esperança.
Quais são as principais bandeiras desta candidatura?
Contas equilibradas e pagamentos em dia. Freguesias apoiadas como não há memória. Investimentos públicos e privados que geraram centenas de novos postos de trabalho. O apoio às famílias e aos empresários afetados pela pandemia. A consolidação do Ensino Superior privado e abertura de caminho para a instalação do Ensino Superior público
Que investimentos necessitam de mais quatro anos para serem concluídos?
A conclusão da recuperação do parque de habitação social e a disponibilização de novas casas, as piscinas municipais cobertas, o pavilhão desportivo e multiusos, o centro ecuménico de Chaves, a recuperação e qualificação de todo o parque escolar do concelho, a Escola Superior de Hotelaria e Bem-Estar do Instituto Politécnico de Bragança, a conclusão da musealização das termas romanas, a requalificação e expansão da área de acolhimento empresarial de Chaves, a ampliação da taxa de cobertura de saneamento básico e a requalificação da rede viária municipal, entre outros.
Que outros objetivos foram definidos para um eventual segundo mandato?
Só com maior capacidade económica poderemos virar a página de perda originada na pandemia e vencer os desafios estratégicos da próxima década. Com o mesmo rigor e transparência, vamos continuar com o ciclo de consolidação e recuperação económica do concelho. Foram definidos cinco grandes objetivos: 1 - Prosseguir na melhoria dos serviços municipais aos cidadãos; 2 - Relançar a atividade económica no comércio, indústria e agricultura; 3 - Reforçar as estratégias de crescimento demográfico; 4 - Fortalecer a eficiência no abastecimento de água, saneamento e higiene; 5 - Incrementar a qualidade de vida dos flavienses, em especial os serviços de saúde e de natureza social.
O PSD aliou-se ao CDS-PP e apostou num nome de "peso" para reconquistar o poder. Admite mais dificuldades para vencer?
A estratégia definida pelas restantes candidaturas só a elas diz respeito. Contudo a questão é em si reveladora de que essas candidaturas enfrentam dificuldades, já que não tiveram confiança em apresentar candidaturas autónomas e nem com os dois partidos juntos foram capazes de encontrar um candidato local, quer para a Câmara quer para a Assembleia Municipal.