Boccia Sénior do INATEL arrancou em Penafiel com 200 atletas que confraternizam mas "não jogam a feijões".
Corpo do artigo
Foi num ambiente de animação e convívio, mas também de competição, que arrancaram esta quarta-feira no Pavilhão Municipal de Rio de Moinhos, em Penafiel, as primeiras provas da Liga Boccia Sénior INATEL, que envolve cerca de duas centenas de seniores de 12 municípios do norte do país.
Pronto para entrar em jogo, onde o objetivo é colocar as bolas coloridas o mais próximo do esférico branco, Albano Sousa, do Centro Sénior de Lustosa, em Lousada, garante que não vai deixar créditos por mãos alheias. "Isto é muito bom para nos entretermos, ocupar o tempo e conhecer outras pessoas. Mas também estou aqui para ganhar", avisa o atleta de 75 anos, que joga Boccia há 10 e já conquistou o título de campeão nacional individual e vencedor da Taça de Portugal.
Albano "não joga a feijões", mas foi o convívio que levou Emília Teixeira e o marido, Adelino, a integrar a equipa de Boccia de Paredes, há seis anos. "Estes encontros são uma forma de ocuparmos o nosso tempo e de conviver no meio desta juventude da nossa idade", brincou Adelino, do alto do estatuto dos seus 75 anos.
Mas para Emília, 10 anos mais nova, estes campeonatos que disputam - procurando não falhar nenhum - permitem-lhes ainda viajar e representar as cores do seu concelho em campeonatos que se realizam por todo o país. "Isto é fundamental para nós que temos todo o tempo disponível", referiu hoje ao JN.
Já sentado no banco, a fazer o lanche e à espera por entrar novamente em campo, Agostinho Leal, de 80 anos, veio de Penafiel com os seus colegas de equipa. "Comecei nisto há quatro anos e adoro. É o meu passatempo preferido", admite, acrescentando que para se preparar para as competições treina quatro dias por semana. "É a única distração que tenho. E ajuda a manter-me ativo, para um envelhecimento saudável".
A Liga Boccia Sénior, organizada pela Fundação INATEL, em parceria com os municípios, vai englobar mais quatro provas, que se vão desenrolar até ao final do ano em Castelo de Paiva, Baião, Vila Nova Gaia e Paredes.