Feira Agrícola do Norte arranca na quinta-feira na Póvoa de Varzim. Bárbara Tinoco, Nininho Vaz Maia e Mariza são cabeças de cartaz.
Corpo do artigo
Mais de 200 expositores, visitas aos campos, oficinas, showcookings, concursos, exibições e muita música. Vai ser assim a 11.ª Agrosemana. A Feira Agrícola do Norte arranca amanhã na Póvoa de Varzim e prolonga-se até ao próximo domingo. Bárbara Tinoco, Nininho Vaz Maia e Mariza são os cabeças de cartaz. A entrada é livre e são esperados 80 mil visitantes.
A Agrosemana nasceu em 2013 como uma feira para profissionais. Um ano mais tarde, abriu portas ao público. A ideia era clara: aproximar o campo da cidade, dar a conhecer o dia a dia dos agricultores e as suas tradições, promover o leite e os produtos nacionais, desfazer mitos, partilhar boas práticas e mostrar o trabalho das muitas cooperativas nacionais.
Espalhadas pelos 20 hectares do Espaço Agros, junto à saída n.º 15 da A28 (Vila do Conde), estarão as mais recentes tecnologias, produtos regionais - do pão aos queijos e enchidos, das ervas aromáticas e hortícolas aos licores -, flores, dezenas de cooperativas, escolas e cursos de formação. Depois, há visitas aos campos e explorações leiteiras, sessões técnicas, workshops, showcookings e degustações (com especial enfoque no leite e derivados, bem como nas carnes de raças autóctones), espaços de diversão para os mais pequenos e uma ampla área com vacas leiteiras, raças autóctones e animais da quinta.
Do programa, destaque para os Agrolympics Portugal - uma competição escolar entre profissionais da agrupecuária, constituída por uma série de provas de perícia ligadas à agricultura - que vão decorrer na sexta-feira às 10 horas e às 14 horas; o 42.º Concurso Nacional da Raça Holstein-Frísia (sábado às 15 horas e domingo às 13.30 horas) e o Concurso de Jovens Manejadores (sábado às 13.30 horas); a Caminhada Solidária Agros, no sábado, às 10 horas (que reverte, este ano, para a Fundação Infantil Ronald McDonald) e a Cãominhada, domingo, às 10 horas (cujas receitas irão ajudar a Cerca - Abrigo dos Animais Abandonados).
Na música, Bárbara Tinoco abre amanhã as hostes às 22 horas. Sexta é dia de Nininho Vaz Maia e, sábado à noite, o palco é de Mariza. Ao final da tarde e a fechar a festa, há sempre DJ convidados.
A Agrosemana abre amanhã das 9.30 horas às 0.30 horas. Na sexta e no sábado fecha à 1.30 horas e, no domingo, às 20 horas. A entrada é gratuita até às 18 horas. Fora deste horário, o bilhete tem um custo de cinco euros para maiores de 12 anos.
A feira é organizada pela Agros - União de Cooperativas de Produtores de Leite, que agrega 44 cooperativas e mais de 750 produtores de leite.