
Foto: Arquivo
Programa da edição deste ano foi apresentado, na manhã desta desta quarta-feira. Investimento municipal ronda os 700 mil euros. Ena Pá 2000, Némanus, Augusto Canário e Quim Barreiros integram cartaz onde o foco estará nos Grandes Corsos
Está tudo a postos para se viverem, em Estarreja, os dias mais movimentados do ano. De 7 a 17 de fevereiro, a cidade celebra o Carnaval como manda a sua tradição: com muito samba, música portuguesa, folia e animação constante. O programa foi apresentado esta quarta-feira e Ena Pá 2000, Némanus, Augusto Canário, Quim Barreiros, José Pinhal Post-Mortem Experience e o estarrejense Nuno Bastos são alguns dos artistas que sobem ao palco do Espaço Folia, nas noites de festa. Mas é no domingo, dia 15, e na terça-feira, 17, à tarde, que acontecem os Grandes Corsos, preparados ao longo de meses por cerca de cinco mil pessoas. Este ano, a Câmara investe no evento cerca de 700 mil euros - mais 150 mil do que no ano passado.
As atividades do Carnaval de Estarreja dividem-se, maioritariamente, entre dois espaços fulcrais. Um, o Parque Municipal do Antuã - apelidado por esses dias de Sítio do Carnaval -, acolhe o Carnaval Infantil (na tarde de dia 8), o Desfile Noturno das Escolas de Samba (dia 13) e os Grandes Corsos, agendados para as 14.30 horas dos dias 15 e 17. O outro local é a Praça Francisco Barbosa, onde será instalada uma tenda gigante, para receber o Espaço Folia.
Os festejos têm início no dia 7, sábado, com a Festa de Abertura, que terá como cabeças-de-cartaz os Ena Pá 2000, seguidos dos I Love Baile Funk. E, no domingo, como o dia é dos mais pequenos, o Espaço Folia recebe uma "mini-disco", às 17 horas, com Homens na Lua e Dj Kareka.
A noite de Entrudo Trapalhão, mais tradicional, está agendada para dia 11, com as Marchas Luminosas a percorrerem as ruas. É aí que acontece, também, a Chegada dos Reis, que são dois foliões locais, Lilia Marques e João Paulo Redinha. Augusto Canário (dia 11), Némanus (14), Nuno Bastos (15), Quim Barreiros (16) e José Pinhal Post-Mortem Experience (16) são os cabeças-de-cartaz das restantes noites do Espaço de Folia. A animação noturna representa, de acordo com o município, cerca de 30% do investimento total do evento.
Um milhão de retorno
É nas "condições de acolhimento aos visitantes" que, segundo Paula Almeida, vereadora dos Eventos, a Câmara gasta a maior fatia de investimento - 43%. "O Sítio do Carnaval vai ter mais quatro mil lugares com cadeira individual e mais 2500 com banco corrido. Ou seja, uma parte do recinto vai deixar de ter plataformas para o lugar de peão. Além disso, temos 3000 lugares de peão", adiantou a autarca.
A comparticipação camarária aos grupos que integram os desfiles - tanto infantis como de adultos - ocupa, por seu turno, uma fatia de 26% do orçamento, num total, desvendou Isabel Simões Pinto, presidente da Câmara, de 185 mil euros. Isabel Simões Pinto adiantou, ainda, que o retorno para a economia local, de acordo com um "estudo de públicos feito em 2024", é de um milhão de euros. "Queremos, cada vez mais, que este investimento tenha retorno na nossa economia, para atrair visitantes ao nosso território, que possam ficar, utilizar a restauração, a hotelaria e o comércio local", realçou.
"Diversidade"
Quatro escolas de samba, oito grupos de folia e um grupo de passerelle, com um total de quase duas mil pessoas, integram os Grandes Corsos carnavalescos e transformam o Sítio do Carnaval naquilo a que Estarreja chama de "teatro a céu aberto". "Pelos temas de que já temos conhecimento, vai haver muita diversidade. Desde a crítica social até Marte, passando por cabarets, por dinheiro, por religião, pelos Descobrimentos e pelos poetas da nossa história. Será um Carnaval cheio de cor, qualidade e alegria", desvendou Nuno Pauseiro, presidente da Associação do Carnaval.
O preço dos bilhetes dos Grandes Corsos oscila entre os sete e os 12 euros, no domingo, e entre os seis e os 10 euros, na terça-feira. As noites no Espaço Folia tem entrada gratuita.
Paula Almeida sublinhou, no campo mais operacional, que vão voltar a ser instalados parques de estacionamento na periferia da cidade, com "transfers" para levarem os visitantes até ao centro. A vereadora sublinhou, também, que a Câmara mantém uma parceria com a CP, que possibilita descontos nos bilhetes de comboio. No final, a organização assegura que Estarreja tem "um Carnaval, que vale" - slogan do evento.
