Tem 23 metros de altura, 12 de largura e pesa 4,4 toneladas, mas nada que assuste os devotos da Senhora da Pena.
Corpo do artigo
É a fé pela padroeira da freguesia de Mouçós, em Vila Real, que move os 140 homens e mulheres que hoje vão carregar em ombros "o mais alto, o mais largo e mais pesado" andor do Mundo, durante uma hora e ao longo de um quilómetro. No fim, os devotos ainda terão de arranjar forças para baloiçar o andor no ar numa espécie de dança do triunfo.
"É a hora mais emocionante do ano para quem é apaixonado por esta festa. É um orgulho muito grande porque é um andor único no mundo", descreve Ricardo Costa, um dos nove comissários da Romaria da Senhora da Pena. A tarefa parece hercúlea, mas não faltam ombros para transportar o gigantesco andor.
As festas são organizadas, de forma rotativa, por 11 aldeias da freguesia de Mouçós. Este ano, coube a Sanguinhedo que, na última edição, aceitou o desafio ao carregar o andor. "É assim que provamos que estamos preparados para fazer a festa no ano seguinte", explica.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2019/09/senhora_da_pena_vila_real_6_set_2019_20190906180350/hls/video.m3u8
Despique faz crescer
O andor foi crescendo, de ano para ano, devido ao "despique entre as aldeias, que se tentam superar" a cada nova festa. A procissão integra seis andores de grande dimensão, entre os nove e os 23 metros de altura. A Romaria também conta, este ano, com "o maior orçamento de sempre, a rondar os 160 mil euros".
Os cetins, os veludos, as lantejoulas e outros detalhes decorativos hão de brilhar ao longe. "O andor principal está todo vestido a pano novo", garante Joaquim Fernandes, proprietário da empresa que, há décadas, garante a criação destes andores. Desde junho, ele e a mulher Isilda Fernandes trabalham na preparação dos andores. "Nas últimas duas semanas, tem sido desde as seis da manhã até pela noite dentro", conta Isilda. São mais de 1000 metros de tecido com milhares de folhos e decorações cozidos com mais de 40 quilos de alfinetes. A procissão começa às 17 horas, no Santuário da Senhora da Pena.