Mercado Medieval recria século XIII, ao longo de 11 dias. “A guerra das rainhas” decorre na cerca do castelo.
Corpo do artigo
Este ano, os visitantes do Mercado Medieval de Óbidos podem participar no cortejo, vestidos com trajes da época, assistir ao torneio das rainhas, ao casamento de D. Afonso III e à coroação dos reis, em lugares privilegiados, e ainda apreciar os pratos preparados para o banquete real. Esta é a grande novidade do evento, que decorre a partir de amanhã, quinta-feira, e até ao próximo dia 30, e terá como tema “A guerra das rainhas”.
Para participar na recriação histórica do século XIII, a partir das 17 horas até à noite, já que o cortejo até ao banquete real está marcado para as 21 horas, o preço é de 39 euros para crianças entre os 4 e os 11 anos e de 79 euros a partir dos 12 anos. Os bilhetes podem ser adquiridos em mercadomedievalobidos.pt.
O repasto inclui enchidos, frutos da lagoa suados, javali e passarinhos grelhados, entre muitas outra iguarias, e será animado por danças e cantares.
Quem pretenda apenas vestir-se a rigor para a ocasião tem à disposição, por sete euros, mais de 500 trajes de damas e nobres, cavaleiros, aias e escudeiros, mercadores ou servos feudais, frades e templários, bobos da corte ou outros jograis.
O evento centra-se na “guerra” entre D. Matilde II e D. Beatriz de Castela, ambas casadas com D. Afonso III, embora o matrimónio com a espanhola só tenha sido reconhecido apenas a morte de D. Matilde II, que não deixou descendentes.
O escândalo de bigamia e as intrigas vão ser recriadas no evento, onde haverá 19 tabernas com iguarias da Idade Média e de Óbidos, asseguradas pelas coletividades das freguesias do concelho.
“O nosso objetivo não é crescer mais, nem é ter lucro, mas gerar desenvolvimento económico e social no território”, esclarece ao JN Filipe Daniel, presidente do município. “Este é um grande balão de oxigénio para todos os que estão envolvidos nestes 11 dias de azáfama”, garante o autarca.
A recriação histórica decorre na cerca do Castelo, onde haverá espetáculos, acampamentos, exposições de aves de rapina, escultura ao vivo e muita animação.