O "Charlie e a fábrica de chocolate" inspira mais uma edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que entre sexta-feira e 17 de março irá 'rechear' de novidades a vila medieval.
Corpo do artigo
"Uma década depois de termos iniciado este evento estamos a apostar numa linha plurianual para a escolha do tema, associado à ideia de uma vila transformada em fábrica de chocolate, com muita criatividade e atividades diferentes todos os anos", explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria.
Para fazer jus ao tema, o festival contará este ano com uma "Fábrica de chocolate", um espaço de produção de bombons que pode ser visitado pelo público, entre outras novidades, como o concurso "My Chocolate Box", que irá premiar as caixas mais criativas.
Pela primeira vez o festival contemplará também um espaço de experimentação de cocktails de chocolate, num ambiente de laboratório de investigação e uma zona dedicada apenas a livros de cozinha e pastelaria sobre a temática do chocolate.
Já a criatividade voltará a ser posta à prova nas duas maiores atrações do certame: a exposição de esculturas e a passagem de modelos de chocolate, cuja "qualidade dos participantes e modelos tem vindo a crescer de ano para ano", no entender do autarca, "demonstrando a mais-valia das parcerias que se têm estabelecido com escolas profissionais e grandes marcas que permitem trazer a Óbidos o que de melhor existe em torno do chocolate".
As seis esculturas em exposição versam este ano os temas "Charlie e o bilhete dourado", "Willy Wonka", "O fabrico do Chocolate", "A (fantástica) fábrica de chocolate)", "Vale encantado" e "Vila do Chocolate".
No espaço onde os concursos Internacional de Receitas de Chocolate, Chocolatier Português do Ano e Montras em Chocolate premeiam as melhores receitas e decorações, a arte de trabalhar o chocolate será também ensinada no "kids Cooking", um ateliê de cozinha para os mais novos.
Às tradicionais sobremesas juntar-se-ão, no "show cooking" pratos de carne ou peixe com chocolate, que serão confecionados perante o público, abrindo o apetite para uma visita aos restaurantes da vila que, durante o certame, terão nas ementas pratos especiais, todos com chocolate.
Atrativos que levam a câmara a estimar que o número de visitantes não diminua "apesar de crise" e que a vila proporcione "aventuras diversificadas às famílias" que podem visitar o festival por sete euros (adultos) e cinco euros as crianças.
O orçamento global do evento ronda os 210 mil euros.