A adjudicação da construção da Escola Hotel do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) à empresa Agrupamento Costeira - Engenharia e Construção e N.V.E. Engenharias, por um preço aproximado de 15,5 milhões de euros, foi aprovada esta quarta-feira na reunião do executivo camarário vimaranense.
Corpo do artigo
Num primeiro concurso, concluído em finais de 2022, não houve nenhuma proposta que cumprisse o preço base então proposto, de 11 milhões de euros. O contrato agora aprovado prevê que a empreitada fique concluída em dois anos.
O projeto implica a reabilitação do edifício da Quinta do Costeado e a construção de um novo edifício, em madeira, nos terrenos desta propriedade, na zona da Cruz de Pedra. A intervenção abrange uma área total de aproximadamente três hectares, incluindo a recuperação dos jardins da quinta setecentista. O projeto contempla também um novo acesso rodoviário que ligará a Escola à rotunda do Pavilhão Multiusos, sem passar pela circular urbana.
Por ocasião do lançamento do concurso, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, previa que a obra arrancasse antes do fim do primeiro semestre.
Zona envolvente já está em requalificação
A área envolvente ao novo polo do IPCA está em processo de reabilitação há algum tempo. Em março, foi inaugurada a "ecovia da escola hotel", troço que liga os percursos cicláveis que vêm da zona da estação de caminhos de ferro às hortas pedagógicas e daí aos caminhos da Veiga de Creixomil.
Na Cruz de Pedra, o Município está a recuperar um conjunto de fornos. Para ali está prevista uma unidade formativa de artesanato e o Centro Interpretativo da Olaria de Guimarães
A infraestrutura do IPCA vai ter um hotel e um restaurante formativo, com sala de refeições "à lá carte" e quartos para hóspedes. A reabilitação do espaço do caseiro, cavalariças e celeiro servirá para zonas de serviços e áreas funcionais.
Novo edifício universitário construído de raiz
No jardim, vai nascer um novo edifício universitário de raiz, com dois pisos para albergar salas de aula, cozinhas, laboratórios de cozinha, biblioteca, auditório e serviços administrativos.
A Escola Superior de Hotelaria do IPCA, atualmente a funcionar em Barcelos, oferece duas licenciaturas, Gestão Hoteleira e Gestão de Atividades Turísticas, duas pós-graduações, Gestão de Alojamentos Turísticos e Marketing Digital e três mestrados, Marketing, Marketing Turístico e Gestão do Turismo.