A câmara de Valença vai, amanhã, entregar a obra de reconstrução da muralha que ruiu em janeiro de 2023, devido ao mau tempo.
Corpo do artigo
A assinatura do auto de consignação da empreitada vai realizar-se às 11 horas, no local, onde colapsou parte do pano amuralhado (Baluarte de São José).
"Esta recuperação, com valor de cerca de um milhão e trezentos mil euros, tem comparticipação financeira da Direção Geral das Autarquias Locais e do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e conta com a colaboração e acompanhamento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte", informa a câmara de Valença num comunicado, que descreve que "ao longo dos últimos meses, as equipas técnicas especializadas estudaram, avaliaram e projetaram a reconstrução deste pano de muralha".
"A intervenção proposta respeita o método construtivo e as características de construção originais, de finais do século XVII e inícios do século XVIII, de modo a assegurar que este pano de muralha mantenha a sua autenticidade", conclui o comunicado. A obra tem um prazo de execução de 270 dias.
A fortaleza de Valença data do século XVII e está classificada como monumento nacional desde 14 de março de 1928. E que também integra a Lista Indicativa de Portugal a Património Mundial da UNESCO, com a candidatura das “Fortalezas Abaluartadas da Raia”.